Qual é a ligação entre HIV e diarreia?

A diarreia refere-se a um aumento no peso, volume e frequência das evacuações, que são normalmente soltas e aquosas.

Acontece quando há problemas com os processos normais do corpo de digerir e absorver os alimentos. Às vezes, pode ser a maneira do corpo se livrar de materiais indesejados ou desnecessários no intestino.

A diarreia geralmente desaparece por conta própria em alguns dias. Para aqueles que vivem com HIV, entretanto, a diarreia pode se tornar crônica e severa. Também pode levar a complicações de saúde.

O tratamento atual para o HIV pode suprimir os níveis do vírus no sangue, tornando-os indetectáveis. Quando os níveis são indetectáveis, o corpo permanece saudável e o vírus não pode ser transmitido.

O tratamento reduz muito o risco de infecções oportunistas que afetam o trato gastrointestinal. Como resultado, há uma chance menor de ter diarreia infecciosa.

No entanto, a diarreia ainda pode resultar de fatores não infecciosos e como um efeito adverso da medicação.

Causas

A infecção pelo HIV pode causar danos ao intestino, o que pode causar diarreia crônica e severa.

As possíveis causas de diarreia para uma pessoa que vive com HIV incluem:

  • parasitas, como cryptosporidium
  • efeitos colaterais de medicamentos
  • perda de bactérias “saudáveis”, devido ao uso de antibióticos
  • síndrome do intestino irritável (IBS)
  • doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerosa ou doença de Crohn
  • intolerância à lactose ou incapacidade de digerir leite ou produtos lácteos
  • problemas com o pâncreas, como pancreatite aguda ou crônica
  • estresse e ansiedade
  • uma dieta contendo muitos alimentos gordurosos, ricos, condimentados e gordurosos

Os vírus também podem causar diarreia. Vírus mais raros, como citomegalovírus ou CMV, são mais freqüentemente vistos em pessoas com sistema imunológico comprometido.

Impacto do vírus no intestino

O intestino desempenha um papel significativo no funcionamento saudável do sistema imunológico humano. Segundo os pesquisadores, é um dos órgãos do sistema imunológico mais suscetíveis aos danos do vírus.

O intestino é o lar de mais da metade das células produtoras de anticorpos do corpo. O HIV ataca essas células e isso reduz a capacidade de funcionamento do intestino.

Efeito dos antibióticos

O intestino também abriga as chamadas bactérias “saudáveis”, ou flora intestinal, que promovem uma digestão eficaz e combatem as infecções.

Antibióticos tomados para tratar de outros problemas relacionados ao HIV podem atacar essas bactérias "saudáveis" e interferir ainda mais na capacidade do intestino de funcionar adequadamente.

Infecções oportunistas

Para quem vive com HIV, a diarreia também pode ser um sintoma de infecções oportunistas, doenças que se desenvolvem quando o sistema imunológico está comprometido.

Hoje em dia, o uso eficaz da terapia antirretroviral permite que o organismo mantenha um maior nível de imunidade, o que tem reduzido a incidência de diarreias infecciosas.

Fatores não infecciosos

No entanto, vários fatores não infecciosos, como a síndrome do intestino irritável (SII) ou reações a medicamentos, podem causar diarreia em pacientes com HIV.

Quando pode ocorrer a diarreia e quanto tempo dura?

Para pessoas com HIV, a diarreia pode ser causada por vários fatores. Cada caso deve ser analisado individualmente, pois as causas podem variar dependendo de:

  • sintomas
  • saúde do sistema imunológico
  • hábitos alimentares
  • alergias
  • história de família
  • exposição à doença

O tratamento antirretroviral (TARV) pode reduzir o impacto do vírus no corpo, mas a diarreia também pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos.

Os inibidores de protease (IPs) são um medicamento importante para o tratamento do HIV, mas podem causar desconforto gastrointestinal. No entanto, os IPs introduzidos mais recentemente parecem ser mais bem tolerados. Isso inclui Prezista, Prezcobix, Reyataz ou Evotaz.

Outros tipos de terapia para o HIV também podem causar desconforto gastrointestinal.

Gatilhos

Vários alimentos, suplementos e medicamentos diferentes podem causar episódios de diarreia ou piorar esses episódios. O seguinte deve ser evitado:

  • alimentos ricos em gordura, como batatas fritas e alimentos fritos
  • frutas secas, como ameixas
  • frutas frescas e sucos de frutas
  • álcool
  • cafeína
  • nozes e manteigas de nozes
  • alimentos ricos em fibras, como feijão e vegetais secos
  • glutamato monossódico
  • adoçante artificial e gomas ou balas sem açúcar

Diagnóstico

Se a diarreia durar mais do que alguns dias para pessoas com HIV, um profissional de saúde deve ser consultado.

Se os sintomas de diarreia durarem mais do que alguns dias, a pessoa deve consultar um médico.

A diarreia crônica é considerada grave. Geralmente é diagnosticado quando um indivíduo teve mais de três evacuações líquidas por dia por mais de 4 semanas. A diarreia crônica pode causar desidratação, desnutrição e definhamento.

Testes de sangue, amostras de fezes e do sistema imunológico podem ajudar a identificar a origem do problema. Se esses testes forem inconclusivos e a condição for grave, mais testes podem ser necessários.

Isso pode incluir uma endoscopia ou colonoscopia, que usa imagens médicas para estudar o trato digestivo.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa da diarreia.

Se a causa subjacente for uma infecção oportunista, o tratamento adequado será prescrito,

Se os níveis do vírus no corpo já estiverem baixos, devido ao uso eficaz da terapia anti-retroviral, a diarreia pode não resultar de uma infecção. Os agentes antimotilidade podem ajudar a controlar os sintomas, por exemplo, loperamida (Imodium).

Estes e outros produtos úteis, como Pepto-Bismol (subsalicilato de bismuto), estão disponíveis sem receita.

Outros medicamentos podem ser prescritos, dependendo do tipo e da causa da diarreia.

É importante não parar de tomar medicamentos anti-retrovirais se ocorrer diarreia. Os indivíduos devem discutir uma maneira apropriada de abordar seus sintomas com seu médico antes de fazer qualquer alteração, incluindo o início de um novo medicamento. A combinação de drogas pode levar a efeitos e interações indesejáveis.

Para muitas pessoas com HIV, a diarreia pode ser controlada de forma eficaz com dieta. Isso inclui evitar alimentos que podem causar diarreia.

Hidratação

É importante manter-se hidratado bebendo muitos líquidos. Líquidos saudáveis ​​e claros, como água, são os melhores, mas ginger ale e hortelã-pimenta ou chá de gengibre também são bons.

As bebidas esportivas contêm eletrólitos. Eles também são bons para beber, mas as pessoas devem ter cuidado com o teor de açúcar das bebidas esportivas, pois açúcar em excesso pode causar diarreia.

É importante beber muitos líquidos para evitar a desidratação, mas a maioria deles deve ser consumida entre as refeições. Isso evita acelerar o movimento dos alimentos através do intestino.

Nutrição

Uma dieta saudável pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico do corpo, e isso pode ajudar no controle do HIV. As escolhas dietéticas também podem afetar a incidência de diarreia.

Comer refeições menores e mais frequentes também pode ajudar, especialmente quando essas refeições incluem o seguinte:

  • bebidas de reidratação oral, como Pedialyte
  • iogurte, especialmente marcas contendo "culturas vivas" de acidófilos
  • aveia ou creme de trigo
  • bananas
  • macarrão simples ou macarrão
  • ovos cozidos
  • torrada branca ou biscoitos
  • batata cozida ou purê
  • purê de maçã

Suplementos

Alguns suplementos podem ser úteis para pessoas com HIV que estão tendo diarreia, mas é melhor falar primeiro com um médico, devido ao risco de interações com outros medicamentos.

Esses incluem:

  • aminoácido L-glutamina
  • probióticos e cápsulas acidófilas
  • produtos de fibra solúvel, como Metamucil e outros produtos à base de psyllium

Produtos como o Metamucil costumam ser usados ​​para tratar a constipação, mas também podem ajudar com a diarreia. Eles absorvem água e adicionam volume aos resíduos que se movem através do intestino, e isso pode ajudar a reduzir a frequência dos movimentos intestinais.

Possíveis complicações

Para proteger a saúde, as pessoas com diarreia devem repor seus fluidos e nutrientes com uma dieta saudável e simples e muitos fluidos claros.

No entanto, a diarreia pode resultar na perda de até 1 litro de água por dia. Essa perda de líquido pode não apenas levar à desidratação, mas pode tirar o corpo de eletrólitos, minerais como sódio e potássio e outros nutrientes importantes.

A desidratação é uma complicação comum da diarreia. Os adultos geralmente precisam de oito copos de 8 onças de líquidos por dia, mas as pessoas com diarreia severa devem beber o dobro.

Se uma pessoa tem HIV e perde 10% ou mais do peso corporal sem tentar, isso é chamado de perda de peso. É uma complicação séria do vírus. A diarreia é um fator que pode contribuir para isso.

Outros sintomas gastrointestinais do HIV

Dor de estômago e náuseas podem ser problemas gastrointestinais comuns para pessoas que vivem com HIV.

Problemas gastrointestinais (GI) são uma das principais características de viver com HIV.

Quase metade das pessoas com HIV que procuram atendimento médico o fazem devido a problemas com o trato gastrointestinal. Quase todas as pessoas que vivem com o HIV apresentam problemas intestinais em algum momento.

Além da diarreia, outros problemas gastrointestinais que podem ocorrer com o HIV incluem:

  • perda de peso
  • náusea
  • úlceras na boca e no tubo alimentar
  • sangramento no trato gastrointestinal
  • citomegalovírus ou CMV e outras infecções oportunistas
  • dor de estômago
  • linfoma gástrico não-Hodgkin
  • Sarcoma de Kaposi

Qualquer pessoa preocupada com os sintomas de diarreia ou outros sintomas deve consultar um médico.

none:  venous-thromboembolism-(vte) tropical-diseases ear-nose-and-throat